Convidades

Filtros

Presencial

ALBERTO ALVARES

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cinema de Audiovisual na Universidade  Federal Fluminense – PPGCINE. (Niterói – RJ – 2019). Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, Mato Grosso do Sul, e também é professor e tradutor de Guarani. Mora no  Rio de Janeiro desde 2010, período em que começou a se dedicar ao audiovisual como realizador e  formador.

Online

BERNARDO OLIVEIRA

Diretor 'Caixa Preta'

Professor de Filosofia na Faculdade de Educação da UFRJ, pesquisador, crítico e produtor cultural. Produtor no QTV Selo. Publicou “Tom Zé – Estudando o Samba” (2014, Cobogó) e “Deixa queimar” (2021, Numa). Codirigiu com Saskia o filme “Caixa Preta” (2022).

Online

RAFAEL CORRÊA

Diretor 'Memórias de um Esclerosado'

Cartunista autor do personagem de tirinhas Artur, o Arteiro com o qual têm dois livros publicados: Direto pro SOE! (2006) e Piolhos Invaders (2007) ambos pela Razão Bureau Editorial. Em 2014 escreveu, desenhou e editou Criatura, em 2015 o livro Sapatiras e em 2018 publicou uma coletânea de cartuns e quadrinhos, o livro Até Aqui Tudo Bem. Em 2010 foi diagnosticado com esclerose múltipla e desde julho de 2015 mantém um site com quadrinhos autobiográficos, sua experiência com a doença. Rafael também participa de diversos concursos de cartuns pelo mundo, tendo sido premiado em 50 deles.

Online

SASKIA

Diretora 'Caixa Preta'

SASKIA é artista, cantora, compositora, instrumentista e cineasta. Estreia na música com o álbum ‘Pq’, de 2019, que saiu pelo QTV Selo, com apoio da Natura Musical. No cinema, realizou os curtas-metragens “Outra Coisa.print” e “Agora Já”, este último para o Instituto Moreira Salles. Em 2022 realizou com Bernado Oliveira o média-metragem “Caixa Preta”, assinando direção, montagem e trilha. O filme foi contemplado com o prêmio Abraccine 2023 como melhor curta/média-metragem brasileiro do ano.

Online

THAIS FERNANDES

Diretora 'Memórias de um Esclerosado'

Diretora e montadora com foco em narrativas documentais. Dirigiu os curtas  “Contrato de Amor” (Festival de Gramado 2013), “Navegantes” (Curta Cinema 2015) e “Um Corpo Feminino” (BFI 2018). Seu primeiro longa-metragem – PORTUÑOL – ganhou o prêmio de melhor longa-metragem gaúcho no 48º Festival de Cinema de Gramado. Desde 2022 faz parte da 11ª turma do DOCNOMADS – mestrado Erasmus Mundus focado em direção de documentários. Para 2024 prepara o lançamento de “Memórias de um Esclerosado”, documentário de longa-metragem sobre a vida do cartunista brasileiro Rafael Corrêa.