DOC LAB
O DOC LAB propõe um caminho de treinamento para 8 projetos de documentário em desenvolvimento ou work in progress. O objetivo é potencializar as possibilidades criativas e oferecer oportunidades para seu posicionamento no mercado internacional.
PROGRAMA DOC LAB 2022 – ONLINE
31 de outubro À 4 de NOVEMBRO|horário a definir | ZOOM
Oito projetos brasileiros de documentário são selecionados para uma oficina online de 5 dias, na qual são trabalhados o ponto de vista, a estrutura narrativa e os dispositivos fílmicos, a fim de buscar a essência de cada projeto e potencializar sua inserção no mercado internacional. Os projetos serão divididos em dois grupos de quatro projetos, que serão trabalhados junto às tutoras.

JÔ SERFATY
Diretora e roteirista. Mestre em cinema pela UFF. Entre 2012 e 2019 escreveu e dirigiu quatro curtas-metragens. Em 2019 estreou seu primeiro longa-metragem “Um filme de verão”, um retrato híbrido do último verão de quatro adolescentes recém-formados no ensino médio em uma favela do Rio de Janeiro. O filme participou de importantes festivais internacionais como Göteborg IFF, Filmfest Hamburg, Neighbouring Scenes (Lincoln Center) e DocumentaMadrid. Recebeu também Menções Especiais no Doclisboa e no Festival de Mar del Plata. Em 2020, recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Independente L’Alternativa de Barcelona. Em 2021, começou a integrar a comissão de seleção de fundos de documentário de Sundance. Também já dirigiu videoclipes, campanha política e conteúdos diversos. Atualmente está escrevendo seu segundo longa-metragem, Borda do mundo, selecionado para Brlab.

Marília Rocha
Marília Rocha realiza filmes desde 1999. Em 2002 foi co-fundadora do grupo TEIA de criação audiovisual. Em 2005 criou a produtora Anavilhana, juntamente com a realizadora Clarissa Campolina e a produtora Luana Melgaço. Realizou os filmes “Aboio” (Melhor Filme Brasileiro no Festival É Tudo Verdade), “A falta que me faz” (melhor filme Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo) e “A cidade onde envelheço” (melhor filme e melhor direção Festival de Cinema Brasília e no Festival de Biarritz). O conjunto dos seus trabalhos recebeu mostras especiais no Festival Visions du Réel na Suíça, Festival de Cine Internacional de Ourense na Espanha e na Semana dos Realizadores no Rio de Janeiro.
Entrega de prêmios
Durante a cerimônia de encerramento do DOCSP, haverá entrega de prêmios para os projetos do DOC LAB e/ou ROUGH CUT LAB e RODADAS DE NEGÓCIOS
Local
DOC LAB 2022: ONLINE (via ZOOM)
PREMIAÇÃO: Transmissão ao vivo nas redes DOCSP
-
CREDENCIAMENTO
Os oito projetos selecionados contam com bolsa e estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, tanto para o produtor quanto para realizador do filme. O credenciamento como projeto selecionado dá acesso às atividades do DOC LAB, e aos SEMINÁRIOS DOCSP 2022 (online). Os projetos do DOC LAB serão automaticamente selecionados para participar nas RODADAS de NEGÓCIOS e poderão confirmar suas vagas realizando o pagamento da inscrição para as Rodadas.
-
INSCRIÇÕES
Convocatória para longa-metragens de documentário do Brasil em fase de desenvolvimento ou produção.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Artérias
de Camila Dutervil
Brasil
Direitos Humanos, Documentário de Criação, Meio Ambiente
1:20:00

Artérias é um projeto de longa-metragem documentário sobre as redes de resistência entre as mulheres Munduruku e Zapatistas, que abordará a luta pela autonomia nas comunidades ameríndias.
Diretor: Camila Dutervil / Produtor: Alisson Machado / Empresa Produtora: Machado Filmes / País: Brasil / Gênero: Direitos Humanos, Documentário de Criação, Meio Ambiente / Duração: 1:20:00 / Formato: 4K / Idioma: Português, Espanhol e Munduruku / Ano: 2024
Prêmios e festivais:Torino Film Lab Extended – Documentary 2019
Rodadas de negócios 52° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Edital Fac Multicultural II do Fundo de Apoio à Cultura do DF 2021.

Bom dia, presidente
de José Eduardo Pereira
Brasil
Direitos Humanos, Política, Temas Sociais
01:40:00

Quando o ex-presidente Lula foi levado preso à Curitiba, apoiadores que aguardavam a sua chegada foram recebidos com bombas pela Polícia Federal. Mal sabiam os policiais que estas pessoas não sairiam dali, bradando por 580 dias seguidos: Bom dia, presidente Lula! Fomos a um acampamento do MST, conhecer as pessoas que ajudaram a sustentar esse movimento, no ano em que Lula volta a concorrer às eleições presidenciais.
Diretor: José Eduardo Pereira / Produtor: Isabele Orengo / Editor: Rodrigo Baptista / Empresa Produtora: Canteiro Audiovisual / País: Brasil / Gênero: Direitos Humanos, Política, Temas Sociais / Duração: 01:40:00 / Formato: HD 1080 / Idioma: Português / Ano: 2023

Caleldoscópio
de Fernando Pereira dos Santos
Brasil
Cultura, Documentário de Criação
2:00:00

Ao despertar de um sonho intranquilo, o artista Maia Kaqchikel Edgar Calel faz uma consulta ao guia espiritual e recebe o chamado para sair da Guatemala e disseminar sua sabedoria ancestral. Após a revelação em um ritual do fogo dedicado à sua falecida avó, Calel irá se lançar ao encontro de amigos e espaços artísticos no Brasil, Alemanha e Senegal. Caleldoscópio é um projeto documental que investiga o universo mítico, onírico e poético de Calel.
Diretor: Fernando Pereira dos Santos / Empresa Produtora: Sendero Filmes / País: Brasil / Gênero: Cultura, Documentário de Criação / Duração: 2:00:00 / Formato: 2k / Idioma: Kaqchikel, português, espanhol e francês / Ano: 2024

Green Kids
de Pedro Nishi
Brasil
Juventude, Música, Temas atuais
01:30:00

Green Kids é um grupo de rap baseado no Japão, composto por filhos de dekasseguis brasileiros. Lá eles cresceram sob forte estigma social e xenofobia. Invertendo preconceitos, criam seu hip-hop na tensão entre ser japonês e brasileiro. Atravessados pelo sentimento de ser estrangeiro, eles desejam deixar de trabalhar em fábricas como seus pais e viver de música. Sonham em vir para o Brasil, país que são cidadãos, para apresentar seus raps aqui.
Diretor: Pedro Nishi / Produtor: João Pedro Bim / Empresa Produtora: Terra Estranha / País: Brasil / Gênero: Juventude, Música, Temas atuais / Duração: 01:30:00 / Formato: HD / Idioma: Português, Japonês e Espanhol / Ano: 2024

Iolanda foi assassinada
de Talita Carvalho
Brasil
Biografias, Documentário de Criação e Temas Sociais
01:20:00

Iolanda foi assassinada pelo namorado com um espeto fincado no peito. Encontraram o corpo dela,
mas, até então, não tinham encontrado Joel, o assassino. Iolanda era minha avó e 30 anos depois
comecei uma busca incessante pelo homem que a matou. Quis a todo custo que a justiça fosse feita,mas o que é justiça afinal? Essa história não é sobre minha avó, nem sobre mim, é sobre nós, mulheres,e as violências que pairam nossas vidas e nossas mortes.
Diretor: Talita Carvalho / Produtor: Gustavo Amora / Empresa Produtora: COMOVA / País: Brasil / Gênero: Biografias, Documentário de Criação e Temas Sociais / Duração: 01:20:00 / Formato: 4k / Idioma: Português / Ano: 2025
Prêmios e festivais:Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal (FAC-DF), linha de “Desenvolvimento de roteiro de longa-metragem”.
5o Sapi – Mercado Audiovisual do Centro-Oeste, em 2021.

La Química
de Emilia Mello
Brasil, Bélgica, E.U.A
Direitos Humanos, Documentário de Criação e Juventude
01:30:00

Uma estudante universitária de Química, de codinome La Quimi, se esconde numa casa com seu scompanheiros, na tentativa de resistir e fugir de uma repressão autoritária e violenta do governo nicaraguense. Na aparente calmaria desse refúgio, que se contrapõe à apreensão constante da vida em vigília, ela conta como chegou até lá e se tornou uma das líderes da “Rebelião de Abril”.
Diretor: Emilia Mello / Empresa Produtora: Enciclopédia de Lugares Imaginários / País: Brasil, Bélgica, E.U.A / Gênero: Direitos Humanos, Documentário de Criação e Juventude / Duração: 01:30:00 / Formato: HD / Idioma: Espanhol / Ano: 2025
Prêmios e festivais:Laboratório de Desenvolvimento de documentários do Festival Visions du Réel(Suíça) 2022. Logan Nonfiction Program do Carey Institute for Global Good(EUA).

Pega a Laço
de Lilian Solá Santiago
Brasil
Direitos Humanos, Documentário de Criação e Temas Sociais
01:30:00

Lilian é mãe de Dandara, uma família mestiça de origem ameríndia, africana e europeia. Juntas,
embarcam numa viagem ao coração do país em busca de uma ancestral comum: a tataravó indígena que foi roubada e violentada. A jornada revela uma trama feminina que se confunde com a história da mestiçagem neocolonial brasileira: famílias miscigenadas pela violência, pelo fundamentalismo cristão,sustentadas ventre a ventre por caboclas “pegas a laço”.
Diretor: Lilian Solá Santiago / Produtor: Guilherme César / Empresa Produtora: Terra Firme Digital / País: Brasil / Gênero: Direitos Humanos, Documentário de Criação e Temas Sociais / Duração: 01:30:00 / Formato: 5k / Idioma: Português ,Javaé e Inglês / Ano: 2023
Prêmios e festivais:Edital Proac Lab número 48/2021 – Prêmio por histórico de realização em audiovisual –Diretores. Edital PROAC 2022 de apoio a Documentários de Longa Metragem. Roteiro analisado pelo Núcleo Formigueiro -apoiado pelo Edital da SPCINE 2021.

SONHOS DA BOCA DO LIXO
de Duda Almeida e Nego Bala
Brasil
Juventude, Música, Temas sociais
01:10:00

A trajetória do MC Nego Bala, da Cracolândia, para mudar a vida de sua família e trazer dignidade à sua comunidade através da música. Além de resgatar o sonho do pai, um músico que se tornou vendedor de farol, Nego Bala também busca resgatar sua irmã do vício no crack, o mesmo que levou sua mãe. Ao mesmo tempo, ele vê seu primeiro álbum “Da Boca do Lixo” ganhar reconhecimento nacional e levá-lo a palcos cada vez maiores.
Diretor: Duda Almeida e Nego Bala / Produtor: Helena Dias / Empresas Produtoras: Sapucaia / / País: Brasil / Gênero: Juventude, Música, Temas sociais / Duração: 01:10:00 / Formato: HD 1080 e 4k / Idioma: Português / Ano: 2023
PRÊMIOS NO DOCSP 2021
Prêmio SELEÇÃO When East Meets West – (ITÁLIA)
Prêmio SELEÇÃO MIRADAS DOC – (espanha)
prêmio SELEÇÃO docmontevideo – (uruguai)
prêmio SELEÇÃO CONECTA – (CHILE)
prêmio SELEÇÃO DOCSMX – (MÉXICO)