DOC LAB

O DOC LAB propõe um caminho de treinamento para 8 projetos de documentário em desenvolvimento ou work in progress. O objetivo é potencializar as possibilidades criativas e oferecer oportunidades para seu posicionamento no mercado internacional.

PROGRAMA DOC LAB

26 A 30 de outubro|horário a definir | conferÊNCIA ZOOM

Oito projetos brasileiros de documentário são selecionados para uma oficina online de 5 dias, na qual são trabalhados o ponto de vista, a estrutura narrativa e os dispositivos fílmicos, a fim de buscar a essência de cada projeto e potencializar sua inserção no mercado internacional. Os projetos serão divididos em dois grupos de quatro projetos, que serão trabalhados pelas tutoras Marta Andreu e Marília Rocha.

Marta Andreu

(Barcelona, ESPANHA) Foi coordenadora do Mestrado em Documentário Criativo da UPF em Barcelona entre 2001 e 2016. Em 2004, criou a produtora Estudi Playtime, com foco em documentários de criação. Em 2015, criou as Residencias Walden, um espaço itinerante para assessoria de roteiros de documentários. Marta realiza oficinas e seminários sobre documentário criativo na Europa, América e África, e tem sido consultora e membro do júri de festivais, mercados e instituições como World Cinema Fund (Alemanha), EICTV (Cuba), Lisbon Docs (Portugal), Documentary Campus (Egito), DocsMX (México), entre outros.

Marília Rocha

Marília Rocha dirigiu A cidade onde envelheço (2017), melhor filme e melhor direção Festival de Brasília, A falta que me faz (2010), melhor filme Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, Acácio (2008), Aboio (2005), melhor filme Festival É Tudo Verdade. Além da estreia em salas e participação em festivais, os filmes foram exibidos em museus como MoMA, New Museum e Mildred Lane Kemper Art Museum (USA), Musée d’ethnographie Neuchâtel (Suíça). O conjunto dos seus trabalhos tiveram mostras especiais no festival Visions du Réel na Suíça, Semana dos Realizadores RJ, Dockanema em Moçambique e Festival de Cine Internacional de Ourense, na Galícia.

Entrega de prêmios

Durante a cerimônia de encerramento do DOCSP, haverá entrega de prêmios para os projetos do DOC LAB e/ou ROUGH CUT LAB e RODADAS DE NEGÓCIOS

Local

DOC LAB 2020 CONFERÊNCIA ZOOM | PREMIAÇÃO FB LIVE DOCSP

  • CREDENCIAMENTO

    Os oito projetos selecionados contam com bolsa e estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, tanto para o produtor quanto para realizador do filme. O credenciamento como projeto selecionado dá acesso às atividades do DOC LAB, às RODADAS DE NEGÓCIOS e aos SEMINÁRIOS DOCSP 2020.

Na seção “Projetos DOC LAB 2019” constam os projetos que foram selecionados para a última edição do DOCSP. Nos próximos dias substituiremos pelos projetos selecionados para o DOC LAB 2020.

 

À Prova de Futuro

À Prova de Futuro

de Anna Azevedo

Brasil e Noruega

Documentário de Criação, Meio Ambiente, Atualidades

01:10

À Prova de Futuro

Estamos no Ártico. Com a promessa de resistirem até mesmo a um ataque nuclear, memórias de 100 brasileiros foram digitalizadas e armazenadas em películas de 35mm sob uma montanha de gelo, como relíquias da humanidade para as gerações futuras que sobreviverem à esperada destruição em massa do Planeta. O objetivo é que essas lembranças possam ajudá-los a recuperar o fio da meada da epopeia humana na Terra. E, assim, recomeçar.

Diretor: Anna Azevedo / Produtor: Anna Azevedo / Empresas Produtoras: Burtterfly Filmes / Pixbee / País: Brasil e Noruega / Gênero: Documentário de Criação, Meio Ambiente, Atualidades / Duração: 01:10 / Formato: FULL HD 4K / Idioma: Português e Inglês / Ano: 2023

Prêmios e festivais:

O Brasil CineMundi — International Coproduction Meeting. 13 Cine BH International Film Festival.
Projeto Selecionado para a edição 2019.

A Vida Secreta de Meus Três Homens

A Vida Secreta de Meus Três Homens

de Letícia Simões

Brasil

Documentário de Criação, Biografia e História

01:15:00

A Vida Secreta de Meus Três Homens

A Vida Secreta de Meus Três Homens é um documentário longa-metragem que utiliza fotografias familiares e um roteiro criativo para questionar a identidade do Brasil diante de sua história e herança de violência. Contudo, A Vida Secreta de Meus Três Homens quer romper com essa violência e, através da poesia, criar a possibilidade de uma outra realidade.

Diretor: Letícia Simões / Produtor: João Vieira Jr. / Empresa Produtora: Carnaval Filmes / País: Brasil / Gênero: Documentário de Criação, Biografia e História / Duração: 01:15:00 / Formato: HD / Idioma: Português / Ano: 2021

Prêmios e festivais:

Carreira até o momento: CineBrasil Mundi 2019 – DOC Brasil; DOC Montevidéu 2020.

Andar sobre as águas

Andar sobre as águas

de Larissa Figueiredo

Brasil

Documentário de Criação, Temas Sociais e Cultura

02:10:00

Andar sobre as águas

Nas costas maranhenses, a maré é chamada de banzeiro grande, que vai e que vem, atravessando o mundo inteiro e retornando a cada seis horas. Cada hora é um mistério, cada hora um homem deixa de ser homem e vira bicho vira mar vira céu vira homem de novo. Este filme é sobre eles, que caminham sobre as águas e sobre os tempos.

Diretor: Larissa Figueiredo / Produtor: Larissa Figueiredo / Empresa Produtora: Cazumbá Filmes / País: Brasil / Gênero: Documentário de Criação, Temas Sociais e Cultura / Duração: 02:10:00 / Formato: HD 4K / Idioma: Português / Ano: 2022

MARAI

MARAI

de Lara Carmo

Brasil

Documentário de Criação, Temas Sociais e Meio Ambiente

01:10:00

MARAI

No Marai, um ponto fora do mapa na Amazônia, vive Heloísa. A menina de 5 anos tem o costume de se banhar no igarapé à meia noite, desafiando a crença local nos perigos da Mãe do Igarapé. A futura sucessora de D. Maria, sua avó e liderança comunitária, é capaz de profetizar verdades. Durante o evento mais importante do ano, o clássico jogo de futebol, e através de Heloísa, o filme desvenda a vila que vive na interseção do real com o sobrenatural.

Diretor: Lara Carmo / Produtor: Fernanda Abreu / Empresa Produtora: Feever Filmes / País: Brasil / Gênero: Documentário de Criação, Temas Sociais e Meio Ambiente / Duração: 01:10:00 / Formato: HD / Idioma: Português / Ano: 2024

Menino Invisível

Menino Invisível

de Coraci Ruiz e Julio Matos

Brasil

Juventude, Temas Atuais e Direitos Humanos

01:25:00

Menino Invisível

Jack é um jovem trans que faz parte de uma corajosa geração determinada a forjar suas próprias identidades. O filme acompanha cinco anos de sua vida e transição, bem como as relações que estabelece com Rafa, sua namorada não-binária, Alice, mãe trans de Rafa e militante comunista, Noah, amigo artista não-binário, e Helena, sua mentora espiritual no que chamam de “sagrado transviado”. Como pano de fundo, um Brasil em franco retrocesso.

Diretor: Coraci Ruiz e Julio Matos / Produtor: Coraci Ruiz e Julio Matos / Empresa Produtora: Laboratório Cisco / País: Brasil / Gênero: Juventude, Temas Atuais e Direitos Humanos / Duração: 01:25:00 / Formato: 4k / Idioma: Português / Ano: 2021

Prêmios e festivais:

Este Projeto foi contemplado pelo Edital ProAc n. 28/2019 – Produção de Longas com o valor de R$ 345.150,00 para a sua produção. Teve o apoio da própria produtora com o aporte de recursos próprios dela. E tem ainda o apoio da Co-produtora inglesa, Boundary Pictures, para a busca de recursos em editais internacionais de finalização.

O Policial e a Pastora

O Policial e a Pastora

de Alice Riff

Brasil

Documentário de Criação, Temas Atuais e Direitos Humanos

01:10:00

O Policial e a Pastora

Como é ser progressista e trabalhar em instituições baseadas em ideologias de extrema direita? “O policial e a Pastora” é um documentário criativo que constrói uma imersão sensível em dois personagens complexos, um policial antifascista e uma pastora feminista. A partir de um retrato intimista que busca as potencialidades que surgem do incerto, o filme busca compreender a complexidade de um país que vive uma crise profunda.

Diretor: Alice Riff / Produtor: Priscila Portella / Empresa Produtora: Studio Riff / País: Brasil / Gênero: Documentário de Criação, Temas Atuais e Direitos Humanos / Duração: 01:10:00 / Formato: HD / Idioma: Português / Ano: 2022

Prêmios e festivais:

Ganhamos R$100.000,00 no edital SPCine Produção de Baixo Orçamento. Estamos na fase
de captação de recursos e pesquisa. Estamos inscrevendo em fundos nacionais e internacionais, aguardando alguns resultados. O projeto foi selecionado para participar da Residência Artística do Cinelatino – Rencontres du Cinéma de Toulouse em março de 2020. Não participamos até agora de nenhum laboratório nem pitching.

Tesouro Guarani

Tesouro Guarani

de Tiago Bortolini de Castro e Ariel Kuaray Ortega

Brasil

Documentário de Criação, História e Direitos Humanos

01:10:00

Tesouro Guarani

Tesouro Guarani acompanha o cineasta Mbya-Guarani Ariel Kuaray Ortega, protagonista e um dos diretores do filme, em uma jornada junto com sua mãe, Elsa, em busca de um dos tesouros das Missões que teriam sido escondidos pelos padres jesuítas após serem expulsos das Reduções Jesuítas Guarani do Rio Grande do Sul.

Diretor: Tiago Bortolini de Castro e Ariel Kuaray Ortega / Produtor: Diego Tezzoni Rodrigues / Empresa Produtora: Pitanga Filmes / País: Brasil / Gênero: Documentário de Criação, História e Direitos Humanos / Duração: 01:10:00 / Formato: Vídeo digital / Idioma: Português, Guarani e Espanhol / Ano: 2022

Prêmios e festivais:

Projeto habilitado no edital SEDAC RS n13/2019.

Toda memória é da vida

Toda memória é da vida

de Angela Donini e Laura Rebeca Murray

Brasil

Temas Sociais, Biografias, Temas Atuais

01:20:00

Toda memória é da vida

A história do movimento de prostitutas brasileiras contada por meio de imagens de arquivo coletadas por ativistas ao longo de um período de trinta anos. A partir de linguagem poética que se tece no contexto dos ativismos contemporâneos o filme questiona: quais grupos populacionais e que narrativas têm direito à memória?

Diretor: Angela Donini e Laura Rebeca Murray / Produtor: Luis Carlos Fontes de Alencar Filho / Empresa Produtora: Couro de Rato / País: Brasil / Gênero: Temas Sociais, Biografias, Temas Atuais / Duração: 01:20:00 / Formato: digital / Idioma: Português / Ano: 2021

Prêmios e festivais:

O projeto aguarda retorno do edital de LAB Documental Chicken & Egg Pictures Accelerator Lab. Em 2019 obtivemos apoio inicial de cerca de 10% do orçamento por meio de agência de fomento a partir de projeto do observatório da prostituição da UFRJ.

PRÊMIOS NO DOCSP 2020

Os seguintes prêmios serão oferecidos aos projetos selecionados para o DOCLAB, Rough Cut Lab ou Rodadas de Negócios.

Prêmio When East Meets West – (ITÁLIA)

When East Meets West oferece a um representante de um projeto: credenciamento para área de indústria e 4 noites de hotel em Trieste. O produtor ou diretor convidado terá a oportunidade de assistir o programa completo do WEMW, conhecer os principais decision makers europeus e estabelecer contatos com mais de 450 profissionais do cinema de mais de 40 países diferentes.

Prêmio MIRADAS DOC – (espanha)

Seleção de um projeto com temática que vincule a América Latina com a África para o AfroLatam LAB do Miradas DOC que acontecerá em 2021, em Tenerife, Espanha. O Prêmio inclui a participação  no mercado de Miradas DOC.

prêmio docmontevideo – (uruguai)

Seleção direta para as rodadas de negócios do DOCMONTEVIDEO 2021, que ocorrerá na última semana de julho, na cidade de Montevidéu, Uruguai.