LAB AFIRMATIVAS

Criado para aprofundar o desenvolvimento de projetos que trazem a afirmação de identidade, seja através das narrativas ou dos corpos que a criam.

LAB AFIRMATIVAS – ONLINE

8 – 14 NOV

O Cinema, enquanto parte simbólica da construção do processo político no Brasil, vive em sua efervescência mudanças por atores representativos em todas as áreas. Esse efeito expressivo se dá pelas políticas afirmativas, crescentes e pautadas pelas representações destes grupos, para garantia de direitos e acesso. Caminhando nesta direção, estamos na construção do LAB AFIRMATIVAS a fim de investigar, ampliar, contribuir e compreender a dimensão tomada por este movimento no documentário.

Foram selecionados 4 projetos dentre os inscritos nas convocatórias DOCSP que receberão consultoria na busca por fortalecer o processo de narrativas afirmativas dentro ou fora dos filmes, a maneira como eles se relacionam com o mundo e seu posicionamento no mercado.

Participação gratuita mediante processo de seleção.

PROJETOS selecionados

Do Lado de Cá do Atlântico
Danielle Valentim | Pollyanna Melo

Eu Sou Vanete
Shaynna Pidori | Paulo Delfini

Xondaro
Sak Miranda & Leonardo Prioli | Sak Miranda

Mulher de Ferro
Catarina Doolan | Edileuza Penha de Souza

8 – 14 Nov

consultorIA de projetos

 

Em sessões online os 4 projetos recebem consultorías com:

Paula Gomes

Paula Gomes é parte do coletivo baiano Plano 3 Filmes, que atua em parceria desde 2016, onde realizou, junto com o grupo, mais de 15 projetos. Entre eles, se destacam o documentário “Jonas e o Circo sem Lona” e o longa de ficção “Filho de Boi”. “Jonas e o Circo sem Lona” teve sua world première no IDFA e foi exibido em mostras e festivais de 25 países, tendo recebido 13 prêmios, incluindo o Prêmio do Público do Festival de Toulouse (França) e a Melhor Ópera Prima do Festival MiradasDoc (Espanha). “Filho de Boi” estreou no Festival de Busan, na Ásia, e passou por outros grandes festivais como a Mostra de São Paulo, o Festival de Cine de Guadalajara (México) e o Festival de Málaga (Espanha), onde recebeu o Prêmio do Público. Paula também vem atuando como consultora de projetos em laboratórios como o Diáspora Lab, Nordeste Lab e Lab Negras Narrativas.

Emerson Dindo

Produtor e cofundador da Portátil e da Diáspora Conecta. Sua mais recente produção, a série “O Enigma da Energia Escura”, apresentada pelo rapper Emicida, estreou no canal GNT (Globo), aumentando em 37% a audiência do horário. É coprodutor do documentário “O Navio e o Mar”, premiado em fundos como o Sundance Institute (2021, EUA), William Greaves (2020, EUA), Ecos do Atlântico Sul (2020, Brasil | Alemanha) e Docubox East African Fund (2019, Quênia). Atualmente produz a série de documentário Retrato Íntimo, que está em fase de pós-produção.

THAMIRES VIEIRA

Diretora e produtora, tem formação em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, faz parte da APAN e atua no cinema desde 2011. Faz parte da curadoria de mostras, festivais e laboratório em diversos formatos. Dirigiu o curta documentário ”O dia que ele decidiu sair” financiado com prêmio de desenvolvimento pelo Calendário das Artes da Fundação Cultural da Bahia, esteve em cineclubes e mostras, além de festivais brasileiros e internacionais, depois foi licenciado para o Canal Brasil e atualmente se encontra disponível na plataforma Embaúba Play. Realizou como co-diretora a série “Diz aí Afro Indígena” para o Canal Futura em 2018 e em 2020 foi diretora de cena do longa-metragem “Viva nossa Voz” da Preta Portê, um original Instagram para o Canal Brasil. Em 2021 lançou o curta-metragem “Nunca Pare na Pista”.

10 Nov | SEMINÁRIOS DOCSP

A programação do dia 10 de novembro do Seminário DOCSP faz parte do LAB Afirmativas trazendo cruzamentos temáticos com a proposta da atividade. Mais info aqui