LABORATÓRIO DE REALIZAÇÃO

LABORATÓRIO DE realização | travis wilkerson o uso da voz na narrativa Neste ano o DOCSP está trazendo a experiência do realizador Travis Wilkerson para o LABORATÓRIO DE REALIZAÇÃO. PROGRAMA Este laboratório será dedicado ao poder da voz […]

LABORATÓRIO DE realização | travis wilkerson

o uso da voz na narrativa

Neste ano o DOCSP está trazendo a experiência do realizador Travis Wilkerson para o LABORATÓRIO DE REALIZAÇÃO.

PROGRAMA

Este laboratório será dedicado ao poder da voz – literal e conceitualmente – no cinema. A voz ativa a visão do cinema autoral. É a coluna vertebral. É a garganta. Ela vive nas vísceras. Ela pode flutuar na ponta da língua. A voz pode estar na frente. A voz pode cobrir a retaguarda. A voz pode bradar. A voz pode sussurrar. A voz pode ameaçar. Ela também pode tremer. Pode afastar, mas também servir como um convite íntimo. É uma ferramenta pouco utilizada no cinema. Quando usada corretamente, torna-se a personificação literal da autoria e da vontade criativa. É tão distinta quanto a retina. Ela atribui o trabalho a um autor vivo, que respira e pensa. Este laboratório irá encorajar os participantes a libertá-la. Imaginá-la como uma ferramenta totalmente expressiva, tão democrática quanto a própria mente.

6 e 7 NOV | 9:00-11:00

TRAVIS WILKERSON

(Denver, EUA) Desenvolve seu trabalho entre a ficção, o documentário e a performance, através de um cine-ensaio fortemente político. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, tendo sido selecionado para festivais como Sundance, Toronto, Locarno, Yamagata e em circuitos de arte. O New YorkTimes escreveu sobre seu último filme, Você Já Se Perguntou Quem Atirou? dizendo ser “um olhar urgente e corrosivo sobre o passado dos Estados Unidos através de um prisma familiar, abordando o patriarcado, os supremacistas brancos e a resistência negra”. An Injury to One, de 2002, documentário experimental sobre o linchamento de Wobbly Frank Little, foi escolhido como um dos melhores filmes de vanguarda da década pela Film Comment Magazine, e descrito como um “ritual político-cinematográfico” pelo LA Times. Sua filmografia inclui Machine Gun or Typewriter? (2015) e Distinguished Flying Cross (2011) entre outros.

CREDENCIAMENTO

Todos os credenciados no DOCSP poderão se inscrever nos LABORATÓRIOS de SOM e REALIZAÇÃO. Cada laboratório terá um custo individual de R$150 + taxa Sympla.

Local

CONFERÊNCIA ZOOM

IDIOMA

Tanto o LABORATÓRIO de SOM quanto o de REALIZAÇÃO serão em inglês e não contam com tradução simultânea.

inscrições AQUI