Treinamento

ROUGH CUT LAB 2021 Laboratório de montagem para dois filmes de documentário em fase de pós-produção e um grupo de 30 editores-observadores. O programa está composto por uma master class, em que refletimos sobre os diferentes desafios da […]

ROUGH CUT LAB 2021

Laboratório de montagem para dois filmes de documentário em fase de pós-produção e um grupo de 30 editores-observadores. O programa está composto por uma master class, em que refletimos sobre os diferentes desafios da construção narrativa na montagem (atividade que faz parte dos Seminários), duas sessões de consultoria dos cortes apresentados pelos filmes selecionados e um encontro para discutir o papel do editor e metodologias de trabalho.

Todas as atividades do ROUGH CUT LAB serão conduzidas pela tutoria da cineasta brasileira Cristina Amaral e são voltadas ao grupo composto pelos editores-observadores e pelos representantes dos filmes selecionados.

Cristina Amaral

Paulista e formada em Cinema pela ECA-USP, é responsável pela montagem de filmes de diretores como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Edgard Navarro, Joel Yamaji, Carlos Adriano, Paula Gaitán, Raquel Gerber, entre outros.

A parceria com Carlos Reichenbach iniciou-se em “Alma Corsária” (premiado no Festival de Brasília), e rendeu diversos filmes posteriores, como “Dois Córregos”, “Garotas do ABC”, “Bens Confiscados” e “Falsa Loura”.

Com Andrea Tonacci, seu companheiro de vida, coordenou a produtora Extrema Produção Artística, e assinou a montagem de “Paixões”, “Serras da Desordem” e “Já visto, jamais visto”, entre outros.

Mais recentemente, tem feito trabalhos ao lado de jovens realizadores como Adirley Queiroz, Thiago B.Mendonça, Eryk Rocha, Renata Martins, Djin Sganzerla e Jo Serfaty.

DIA 1 | MASTER CLASS DE MONTAGEM

Sessão de 2 horas em que a tutora compartilha reflexões e experiências particulares do seu trabalho como montadora e narradora de histórias.

DIA 2 | ANÁLISE do FILME 1 e FILME 2

O encontro será focado na análise dos filmes selecionados, estabelecendo um diálogo entre os editores, realizadores e a tutora.

DIA 3 | DIÁLOGO COM EDITORES

Em uma sessão de 2 horas para trocas e discussões com os editores observadores, a tutora irá compartilhar diferentes metodologias de trabalho que utiliza no seu dia a dia e abordará o vinculo com as/os diretores.

CREDENCIAMENTO

Os dois projetos selecionados contarão com bolsa e estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição de três representantes (editor/a, diretor/a, produtor/a). O credenciamento como projeto selecionado dá acesso às atividades do ROUGH CUT LAB, e aos SEMINÁRIOS do DOCSP. Caso os projetos selecionados tenham interesse em participar nas Rodadas de Negócios, poderão confirmar sua vaga através do pagamento da taxa de inscrição (valor de R$280 por projeto) sem necessidade de passar por um  processo de seleção.

Para os editores-observadores a participação no Rough Cut Lab será por ordem de compra de ingresso. O valor de inscrição de R$165,00, também inclui a participação nos SEMINÁRIOS do DOCSP.

Na seção “Projetos 2020” estão os projetos que foram selecionados para participarem do ROUGH CUT LAB do ano passado. Em alguns dias, a seção será substituída pelos novos projetos selecionados.

inscrições abertas

Inscreva seu filme em fase de montagem aqui, para a convocatória do Rough Cut Lab 2021.

Inscreva-se como editor observador aqui para o Rough Cut Lab 2021.

Inscrições abertas até dia 24 de setembro de 2021 para filmes em fase de montagem. Para os participantes observadores as inscrições estarão abertas até acabar as vagas.

Divulgação de resultados para a convocatória de filmes, até dia 15 de outubro de 2021