SEMINÁRIOS PRESENCIAIS
Uma viagem pelo universo da criação e produção do cinema de não-ficção contemporâneo.
seminários PRESENCIAIS
Os Seminários DOCSP são um espaço de reflexão e inspiração com master classes e estudos de caso. São instâncias em que os criadores compartilham seus olhares sobre o mundo e sua forma de fazer cinema.
Este ano os Seminários Presenciais acontecerão entre nos dias 27 e 28 de outubro de 2023 no teatro da Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo), confira a programação:
SEMINÁRIO 1
MASTERCLASS DE MONTAGEM
COM TINA HARDY
A partir das suas experiências como montadora, Tina Hardy, compartilhará seus processos criativos. Abordará o processo de montagem pensando nele como um processo sinestésico, onde o corpo está totalmente envolvido: uma dança coreográfica em que, ao se associar imagens, palavras e sons, provocam-se sensações físicas, mentais e emocionais. Para além da criação das sequências imagéticas, abordará a ideia de como a adição, a subtração ou a substituição de um som, de uma música e das palavras podem ajudar o montador a construir uma sequência, uma narrativa e a curva dramática num filme.
Partindo de um olhar mais aprofundado sobre os seus mais recentes trabalhos e, em especial o filme Eneida (exibido online nesta edição DOCSP), compartilhará sua experiência na construção deste cruzamento de sensações que um filme proporciona, a partir de cinco eixos temáticos:
1. As influências da ficção no documentário: a liberdade e as limitações da criação a partir do real;
2. O montador como roteirista do documentário: criação e sugestão de novas cenas a partir da montagem;
3. Uso do material de arquivo e as formas de se trabalhar a memória e a criação de um espaço temporal;
4. O uso do som e da trilha no processo da edição de imagem;
5. A participação criativa de outros colaboradores durante o processo de montagem: o diretor, o roteirista, o pesquisador, consultores de montagem.

Tina Hardy
No cinema desde 2003, Tina Hardy atua como montadora e produtora. Montadora em diversas séries como “Me Chama de Bruna” (Fox/TV Zero) e “Família é Família” (GNT), e longas como “Bocaina” e “A Assembléia Brasil” (ambos com estreia no Festival do Rio 2022). Tina assina ainda a produção e edição dos longas-metragens “Eneida” (É Tudo Verdade 2022)e “Construindo Pontes” (IDFA 2018) dirigidos por Heloisa Passos, e colaborou na montagem de “Praia do Futuro” de Karim Aïnouz (Melhor filme latino americano San Sebastián 2014), entre outros.
O SEMINÁRIO 1, masterclass de montagem, será ADIADO por motivos de saúde (Covid). Comunicaremos em breve.
27 DE OUTUBRO | 14h30-18h | SEMINÁRIO 2
cinema e TEATRO DE NÃO FICÇÃO: O desafio de atuar sem representar…
COM PAULINA URRUTIA ( duração 2h30′ )
Na realização documental, nos vemos desafiados pelas relações que construimos com as pessoas que filmamos e com a própria equipe. São muitas as emoções e vínculos gerados ao longo do processo de criação.
Neste seminário teremos acesso a ferramentas de trabalho que uma atriz utiliza para gerir seu emocional dentro e fora de cena, potencializando as possibilidades de criação a partir do real.
Atuação no teatro testemunhal e no cinema documental. O depoimento pessoal e o relato da testemunha no teatro, no cinema de ficção e no documentário. Seminário para Diretores, Produtores, Atores e Atrizes de Teatro, Cinema e Audiovisual e público em geral.
Paulina Urrutia é protagonista do documnetário “La memoria infinita” de Maite Alberdi (Chile), que será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Não é imprescindível mas recomendamos assistir antes do Seminário.

PAULINA URRUTIA
Paulina Urrutia Fernández (Chile) é uma proeminente atriz, acadêmica, diretora, líder sindical e política chilena. Foi Ministra Presidente do Conselho Nacional de Cultura e Artes durante o primeiro governo da presidente Michelle Bachelet entre 2006 e 2010. Ao longo de sua carreira, atuou em mais de 12 filmes, 18 novelas, 16 séries e 18 peças teatrais. Em maio de 2016 assumiu a direção do teatro Camilo Henríquez.
COPRODUzIR COM CHILE
POR CHILE DOC ( duração 30′ )
Paula Ossandón, diretora executiva de Chile Doc, apresenta as oportunidades e caminhos para coproduzir filmes e series documentais com Chile.
28 DE OUTUBRO | 15h-18h | SEMINÁRIO 3
INTERNACIONALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
Caminhos para a internacionalização de filmes, projetos e carreiras de profissionais do documentário.
Através de apresentações e diálogos, fundos, mercados, festivais e plataformas internacionais se posicionam em relação às estratêgias e possibilidades para a internacionalização de projetos, filmes e talentos no mercado internacional para documentários. Contaremos com a participação do Laboratório Afro Latam que conecta histórias de África e América Latina através de projetos documentais do Festival MiradasDoc (Espanha), os mercados de cinema de Sulamérica: Ventana Sur (Argentina) e Conecta (Chile), os fundos internacionais de HotDocs (Canadâ) e Sundance Film Institute (EUA), o maior festival do Reino Unido: Sheffield Doc/Fest (Reino Unido), e a plataforma de streaming para curtas documentais do The New York Times Op-Docs (EUA).
Atividade co-realizada com Spcine.

Miradas Doc
O MiradasDoc é um Festival Internacional de Documentários que dá preferência aos documentários sobre temas sociais e aos produzidos ou rodados em países do sul do globo, bem como aos que tratam de assuntos como as relações sul-sul. O festival está estruturado em três linhas principais: festival, mercado e formação e cada uma dessas linhas inclui por sua vez uma série de eventos relacionados com o cinema de realidade.

VENTANA SUR – DOCSUR
DocSur oferece um espaço para a apresentação de filmes e projetos documentais latino-americanos para chegar a agentes de vendas, produtores criativos, fundos de ajuda e programadores internacionais.

Conecta
Conecta é um encontro internacional da indústria que reúne produtores latino-americanos com distribuidores, expositores, agentes de vendas, programadores, braodcasters, festivais, mercados e fundos, nacionais e estrangeiros. Conecta busca estreitar laços entre as comunidades documentárias da América Latina e promover o Chile como uma janela de oportunidade para a produção audiovisual no continente.

Hot Docs
O Festival de Documentário é o maior festival, conferência e mercado de documentário da América do Norte. A cada ano, o Festival apresenta uma seleção de aproximadamente 200 documentários de ponta do Canadá e de todo o mundo. Hot Docs é uma organização nacional de caridade dedicada a promover e celebrar a arte do documentário. Nossa missão é promover e celebrar a arte do documentário, além de mostrar o trabalho e criar oportunidades de produção para os documentaristas.

Sundance Institute
O Programa de Documentário do Sundance apoia cineastas de não ficção em todo o mundo na produção de documentários cinematográficos sobre temas contemporâneos. Estabelecido em 2002 com o apoio fundador da Open Society Foundations, o Programa é um recurso global vibrante para contar histórias de não ficção independente. Projetos recentes incluem Nicole Newnham, Jim LeBrecht’s Crip Camp; O Agente Toupeira de Maite Alberdi; Jacqueline Olive’s Sempre na Temporada; Julia Reichert, fábrica americana de Steven Bognar; The Edge of Democracy, de Petra Costa; Of Fathers and Sons, de Talal Derki; Hale County de RaMelll Ross esta manhã, esta noite; e Minding the Gap, de Bing Lui.

Sheffield Doc/Fest
Sheffield DocFest é um festival e mercado internacional de cinema e artes, com a missão de despertar a imaginação e fortalecer nossa capacidade de mudança, celebrando, defendendo e debatendo o documentário e a arte como uma forma coletiva de engajamento.

The New York Times Op-Docs
The New York Times Op-Docs é uma plataforma online mundial de curta-metragem documental com mais de 250 conteúdos publicados: curtas, interativos e de realidade virtual de realizadores independentes. Cada filme é produzido com ampla liberdade criativa por cineastas emergentes e renomados, tendo a estreia na plataforma do Times. O objetivo de cada Op-Doc é usar uma abordagem visual criativa para mostrar uma história única e verdadeira, para começar uma conversa com a audiência global.
LOCAL
Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo – SP
INGRESSOS SEMINÁRIOS
Para participar dos Seminários Presenciais adquira seus ingressos através do Sympla aquí.
O valor de cada sessão é R$ 55,00 (incluindo taxas da plataforma).
MOSTRA DOCSP
Nos dias 20, 21 e 22 MOSTRA DOCSP online na Todesplay (acesso gratuito), saiba mais aqui.
Nos dias 27 e 28 de outubro MOSTRA DOCSP presencial na Unibes Cultural (acesso gratuito), saiba mais aqui.