Memórias de um Esclerosado

de Thais Fernandes e Rafael Corrêa

Brasil | 2024 | 75min

Em busca de respostas e um pouco de aventura, o cartunista brasileiro Rafael Corrêa decide fazer um filme para organizar suas memórias e descobrir se a morte de um sapo é a origem de sua doença degenerativa.

EM BREVE NA TODESPLAY
Online
Classificação indicativa: 12 anos

Produção: Vulcana Cinema e Cena Expandida
Produção Executiva: Jessica Luz e Paola Wink
Direção: Thais Fernandes e Rafael Corrêa
Roteirista: Thais Fernandes, Rafael Corrêa, Ma Villa Real
Elenco: Rafael Corrêa, Ma Villa Real, Lucas Bittencourt Corrêa e Eduardo d’Ávila
Direção de Fotografia: Bruno Polidoro e Ma Villa Real
Direção de Arte: Luisa Holanda
Trilha Musical: André Paz
Trilha Sonora Original: André Paz
Montagem: Jonatas Rubert, edt., Thais Fernandes, edt
Desenho de Som: Kiko Ferraz
Cidade de realização do filme: Porto Alegre
Estado realização do filme: Rio Grande do Sul

THAIS FERNANDES

Diretora e montadora com foco em narrativas documentais. Dirigiu os curtas  “Contrato de Amor” (Festival de Gramado 2013), “Navegantes” (Curta Cinema 2015) e “Um Corpo Feminino” (BFI 2018). Seu primeiro longa-metragem – PORTUÑOL – ganhou o prêmio de melhor longa-metragem gaúcho no 48º Festival de Cinema de Gramado. Desde 2022 faz parte da 11ª turma do DOCNOMADS – mestrado Erasmus Mundus focado em direção de documentários. Para 2024 prepara o lançamento de “Memórias de um Esclerosado”, documentário de longa-metragem sobre a vida do cartunista brasileiro Rafael Corrêa.

RAFAEL CORRÊA

Cartunista autor do personagem de tirinhas Artur, o Arteiro com o qual têm dois livros publicados: Direto pro SOE! (2006) e Piolhos Invaders (2007) ambos pela Razão Bureau Editorial. Em 2014 escreveu, desenhou e editou Criatura, em 2015 o livro Sapatiras e em 2018 publicou uma coletânea de cartuns e quadrinhos, o livro Até Aqui Tudo Bem. Em 2010 foi diagnosticado com esclerose múltipla e desde julho de 2015 mantém um site com quadrinhos autobiográficos, sua experiência com a doença. Rafael também participa de diversos concursos de cartuns pelo mundo, tendo sido premiado em 50 deles.