DOC IMPACTO

Laboratório presencial imersivo para formação de produtores de impacto

DOC IMPACTO – PRESENCIAL

9 de NOVEMBRO | 10:00 – 18:00 | Unibes Cultural

O DOC IMPACTO será um processo imersivo com atividades de capacitação para campanhas de impacto, criação de estratégias de alcance dos públicos mais relevantes para seus projetos, buscando a ativação em torno de uma causa e a promoção de mudanças sociais concretas.

Durante um dia, a comunicadora e produtora de impacto Rossana Giesteira e convidades especiais compartilharão com o público conceitos, estudos de casos e ferramentas para o desenvolvimento e execução de campanhas de impacto a partir de 2 projetos documentais selecionados na convocatória.

Participação gratuita mediante processo de seleção.

 

FACILITADORA

Rossana Giesteira

Comunicadora e produtora de impacto, com 25 anos de experiência de mercado em comunicação e distribuição de impacto para projetos audiovisuais e culturais que buscam mudanças positivas na sociedade. Há 7 anos trabalha especificamente como produtora de impacto para filmes com foco em justiça social, com destaque para “Menino 23” e “Soldados do Araguaia”, de Belisario Franca, “M8 – quando a morte socorre a vida”, de Jeferson De e “Proibido Nascer no Paraíso”, de Joana Nin, que obtiveram resultados expressivos de alcance e construção de audiências. Rossana também é diretora de mobilização e engajamento do programa internacional Good Pitch Brasil com foco em capacitação e construção de redes que conecta os melhores documentários de impacto com agentes de transformação social. Criado pela Doc Society no Reino Unido, o Good Pitch tem eventos nos 5 continentes e no Brasil é realizado pelo DOCSP.

ESTUDO DE CASO 1

Thaís Lazzeri apresentará a campanha de impacto “Mentira Tem Preço” no combate às fake news e desinformação socioambiental em plataformas digitais no Brasil.

Thais Lazzeri

Jornalista investigativa, documentarista, roteirista e diretora da FALA, produtora de conteúdo e de filmes que trabalha com ecossistemas de impacto em direitos humanos, meio ambiente e democracia. Em 15 anos de carreira, conquistou 14 prêmios, entre eles o Stop Slavery Award, da Thomson Reuters Foundation (2022). Dirigiu o documentário “ O Amanhã é Hoje- o drama de brasileiros impactados pela crise climática”. Acredita no poder da história de cada pessoa para inspirar e mudar o mundo.

ESTUDO DE CASO 2

Carolina Ribas e Nuno Godolphim apresentarão a campanha de impacto de “Amazônia, a nova Minamata?”, documentário dirigido por Jorge Bodanzky.

Carolina Ribas

Bióloga, com doutorado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e atua há quase 20 anos no mercado audiovisual. Iniciou sua carreira trabalhando por dez anos para a produtora alemã Light & Shadow, onde atuou como pesquisadora e gerente de produção em mais de vinte documentários de natureza, em todos os biomas brasileiros, para canais internacionais como National Geographic, Smithsonian e BBC. Desde 2016 trabalha também para o mercado audiovisual brasileiro, com o foco em documentários de impacto social/ambiental. Foi pesquisadora, roteirista e produtora do documentário Apenas Meninas (HBO Max), e desde 2020 trabalha também como produtora de impacto, colaborando com os filmes Amazônia Sociedade Anônima, dirigido por Estevão Ciavatta e atualmente no filme Amazônia, a Nova Minamata? de Jorge Bodanzky e como assessora e produtora do Coletivo Audiovisual Munduruku Daje kapap Eypi.

Nuno Godolphim

Produtor, antropólogo e roteirista, com mais de 30 anos no mercado audiovisual. Foi um dos criadores da série O INFILTRADO, seleção oficial do EMMY – UNSCRIPETED 2014. Partindo de sua formação em Ciências Sociais realizou diversos projetos audiovisuais com impacto social e ambiental como a série TRANSAMAZÔNICA – UMA ESTRADA PARA O PASSADO (HBO 2021) sobre como o modelo de ocupação da Amazônia se refletem ainda hoje na região – Melhor Série Documental – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; MAR BRASIL (BANDNEWS/FUTURA 2019); série de TV que investiga como os brasileiros estão enfrentando os dilemas da sustentabilidade no Oceano Atlântico; TORRE DAS DONZELAS (2018), longa que resgata a história de luta das mulheres que enfrentaram a violencia institucional da ditadura militar.

Local

Unibes Cultural. Rua Oscar Freire 2500, São Paulo.

    • INSCRIÇÕES PARA FILMES [ENCERRADAS]

      • Poderão se candidatar ao DOC IMPACTO os projetos brasileiros de longa-metragem de documentário que se encontrem preferencialmente em fase avançada de produção ou finalizados.
      • Para se inscrever, é obrigatório apresentar um teaser do projeto. O laboratório será realizado de forma presencial e a participação integral do/a/e diretor/a/e é obrigatória, caso o projeto seja selecionado.
      • Os 2 projetos selecionados terão até 2 encontros online prévios ao dia do laboratório com a facilitadora Rossana Giesteira para preparar os seus projetos para serem apresentados durante o laboratório.

       

    • INSCRIÇÕES PARA PESSOAs INTERESSADAS [prorrogadas]

    • Poderão se inscrever realizadores, produtores, distribuidores, ativistas, empreendedores sociais, mobilizadores culturais e pessoas que desejam usar o poder do audiovisual como ferramenta para mudar o mundo.Com o objetivo de ampliar e diversificar o acesso, serão priorizadas inscrições de postulantes que não participaram em edições anteriores de laboratórios de impacto no DOCSP. A inscrição na convocatória e a participação dos selecionados serão gratuitas.

 

 

 

  • Convocatória PRORROGADA: 14 de outubro, 23h59 (UTC-3)

 

  • CREDENCIAMENTO

    • O anúncio dos projetos selecionados será realizado el 14 de Outubro. O anúncio dos participantes em 18 de novembro.

    Os 2 projetos e os 30 participantes selecionados contam com bolsa de gratuidade e estarão isentos do pagamento da taxa de participação.