Rough Cut Lab

É um laboratório voltado para montadores com o objetivo de discutir a construção narrativa no processo de montagem e o papel do editor na criação de um filme.

ROUGH CUT LAB 2020

Dois projetos de documentário em fase de pós-produção e um grupo de 30 participantes-observadores são selecionados para oficina com a tutora Jordana Berg entre os dias 3 e 6 de novembro.

projetos selecionados para o rough cut lab 2020:

“Da Luz ao Vale”, direção de Lufe Bollini, produção de Rafael Avancini e edição de André Garcia

Filme Particular”, direção de Janaína Nagata, produção de Julia Alves de Oliveira e André Manfrim e edição de Clara Bastos

NOVA CONVOCATória PARA PARTICIPANTES-OBSERVADORES

Reabrimos a convocatória de participantes-observadores para a atividade exclusiva do ROUGH CUT LAB. A inscrição na convocatória é gratuita. Mas, uma vez selecionados, a participação tem o custo de R$220,00.
Inscreva-se aqui!

JORDANA BERG

(Rio de Janeiro, BRASIL) Montou os últimos doze filmes de Eduardo Coutinho, entre eles Edifício Master, Jogo de Cena e o Últimas Conversas, montado após sua morte.Trabalhou com diretores como Ricardo Calil, Renato Terra, Flavia Castro, José Jofilly, Eduardo Escorel, José Barahona (Portugal), Stephanie Jhones (Estados Unidos), Petra Costa entre outros. É membro do ROUGHCUTSERVICE, empresa internacional de consultoria de montagem. No momento está terminando a montagem do filme EAMI, nova ficção da diretora paraguaia Paz Encina.

PROGRAMA

MASTER CLASS DE MONTAGEM

3/11 – 11H às 13h |  PLATAFORMA DOCSP ONLINE

Em uma sessão, vamos mergulhar no pensamento e no trabalho de Jordana Berg.

ANÁLISE do FILME 1

4/11 – 9h às 10h30 | CONFERência zoom

O encontro será focado na análise do projeto que será selecionado, estabelecendo um diálogo entre os editores, realizadores e a tutora.

ANÁLISE do FILME 2

5/11 – 9h às 10h30|CONFERência zoom

O encontro será focado na análise do projeto que será selecionado, estabelecendo um diálogo entre os editores, realizadores e a tutora.

DIÁLOGO COM EDITORES

6/11 – 9h às 12h |CONFERência zoom

Durante meia jornada, a tutora abordará os aspectos conceituais do trabalho na montagem de um documentário, o vínculo entre editor e diretor, e irá compartilhar as diferentes metodologias que utiliza para construir uma história.

CREDENCIAMENTO

Após a confirmação da seleção dos participantes-observadores, haverá uma taxa de inscrição de R$220,00. O credenciamento para estes participantes será o INDÚSTRIA. Com ela, terá circulação na PLATAFORMA DOCSP ONLINE com acesso aos projetos selecionados, não só do ROUGH CUT LAB, mas também das RODADAS DE NEGÓCIOS e do DOC LAB. Montará seu perfil na plataforma, com foto, descrição, infos de contato. Fará parte da agenda de contatos da INDÚSTRIA e poderá interagir através do chat com todos os participantes do MERCADO. Além do acesso integral aos SEMINÁRIOS.

Os dois projetos selecionados contarão com bolsa e estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição de dois representantes. O credenciamento como projeto selecionado dá acesso às atividades do ROUGH CUT LAB, à participação nas RODADAS DE NEGÓCIOS e aos SEMINÁRIOS do DOCSP.

Na seção “Projetos 2019” estão os projetos que foram selecionados para participarem do ROUGH CUT LAB do ano passado. Em alguns dias, a seção será substituída pelos novos projetos selecionados.

Da Luz Ao Vale

Da Luz Ao Vale

de Lufe Bollini

Brasil

01:30:00

Da Luz Ao Vale

Da Luz ao Vale é um documentário sobre a disputa de território na maior cidade da América Latina. O filme reflete a violência estrutural do estado e a especulação imobiliária em confronto com as minorias socialmente excluídas. A comunidade Guarani-Mbya e os artistas que ocupam o centro, lutam por uma cidade mais ecológica, inclusiva e com memória.

Diretor: Lufe Bollini / Produtor: Rafael Avancini / Editor: André Garcia / Empresa Produtora: Kino-Cobra Filmes / País: Brasil / Duração: 01:30:00 / Formato: HD, super 8, SD, 4k / Idioma: Português / Ano: 2021

Prêmios e festivais:

Em 2018 o projeto já em processo de filmagem foi selecionado para o pitching do Canal Futura no Rio de Janeiro. Em 2019 foi selecionado para o pitching do Sur Fronteira no Rio Grande Do Sul.

Filme Particular

Filme Particular

de Janaína Nagata Otoch

Brasil

01:30:00

Filme Particular

Brasil, 2017. Por casualidade, encontramos um filme em 16mm cujas imagens remetem a um lugar distante no tempo e espaço, mas dizem muito sobre nossa realidade. Movidos pelo impacto dessas imagens, decidimos investigar as origens do material, submetendo elementos próprios à sua narrativa fílmica a ferramentas de busca do mundo contemporâneo. Em meio a descobertas sinistras e lacunas incontornáveis, revelamos os resultados de nossa empreitada.

Diretor: Janaína Nagata Otoch / Produtor: Julia Alves de Oliveira / André Manfrim / Editor: Clara Bastos / Empresas Produtoras: Sancho&Punta / Filmes de Taipa / País: Brasil / Duração: 01:30:00 / Formato: Vídeo Digital HD / Idioma: Português / Ano: 2021

Prêmios e festivais:

O projeto é um desdobramento de pesquisa audiovisual iniciada em formato curta- metragem, realizada a partir do mesmo material encontrado. Fomos contemplados com o Prêmio Estímulo de apoio ao curta-metragem 2019.