Rough Cut Lab
É um laboratório voltado para montadores com o objetivo de discutir a construção narrativa no processo de montagem e o papel do editor na criação de um filme.
PROGRAMA ROUGH CUT LAB
27, 28 e 29 DE OUTUBRO
Laboratório de montagem para dois filmes de documentário em fase de pós-produção e um grupo de 30 editores-observadores. O programa está composto por uma master class, em que refletimos sobre os diferentes desafios da construção narrativa na montagem (atividade que faz parte dos Seminários), duas sessões de consultoria dos cortes apresentados pelos filmes selecionados e um encontro para discutir o papel do editor e metodologias de trabalho.
TUTORA

Tina Hardy
No cinema desde 2003, Tina Hardy atua como montadora e produtora. Montadora em diversas séries como “Me Chama de Bruna” (Fox/TV Zero) e “Família é Família” (GNT), e longas como “Bocaina” e “A Assembléia Brasil” (ambos com estreia no Festival do Rio 2022). Tina assina ainda a produção e edição dos longas-metragens “Eneida” (É Tudo Verdade 2022)e “Construindo Pontes” (IDFA 2018) dirigidos por Heloisa Passos, e colaborou na montagem de “Praia do Futuro” de Karim Aïnouz (Melhor filme latino americano San Sebastián 2014), entre outros.
Sessão 1: MASTER CLASS | TEATRO UNIBES Cultural | 27 OUT : 10h00 – 13h00
Sessão de 2 horas em que o tutor compartilha reflexões e experiências particulares do seu trabalho como montador e narrador de histórias.
Sessão 2: Análise DE FILME 1 | AUDITÓRIO UNIBES Cultural | 27 OUT : 14h30 – 17h30
O encontro será focado na análise de um dos filmes selecionados, estabelecendo um diálogo entre os editores, realizadores e o tutor.
Sessão 3: Análise DE FILME 2 | AUDITÓRIO UNIBES Cultural | 28 OUT : 15h00 – 18h00
O encontro será focado na análise de um dos filmes selecionados, estabelecendo um diálogo entre os editores, realizadores e o tutor.
Sessão 4: Diálogo com editores | BIBLIOTECA UNIBES CULTURAL | 29 OUT : 15h00 – 18h00
Em uma sessão para trocas e discussões com os editores observadores, o tutor irá compartilhar diferentes metodologias de trabalho que utiliza no seu dia a dia e abordará o vinculo com as/os diretores.
Local
Unibes Cultural, São Paulo – SP
Entrega de prêmios
Durante a cerimônia de encerramento do DOCSP, haverá entrega de prêmios para os projetos selecionados no DOC LAB, ROUGH CUT LAB e RODADAS DE NEGÓCIOS.
-
-
-
FILMES selecionados
Confira os filmes selecionados.
-
-
INSCRIÇÕES PARA PARTICIPANTES-OBSERVADOREs
- Para se inscrever no Rough Cut Lab como participante-observador é necessário adquirir um ingresso através do Sympla. O valor do ingresso é R$165,00 (incluindo taxas da plataforma).
- O ingresso para o Rough Cut Lab como participante-observador também dá acesso aos SEMINÁRIOS do DOCSP 2023. As vagas são limitadas, a participação será garantida por ordem de compra de ingresso.
-
Inscrição para participante-observador Rough Cut Lab | DOCSP 2023
CREDENCIAMENTO
Os dois projetos selecionados contam com bolsa de gratuidade e estarão isentos do pagamento da taxa de participação no laboratório. Os representantes dos projetos selecionados terão acesso às atividades do ROUGH CUT LAB, e aos SEMINÁRIOS DOCSP 2023. Os projetos do ROUGH CUT LAB serão automaticamente selecionados para participar nas RODADAS de NEGÓCIOS e poderão confirmar suas vagas realizando o pagamento da inscrição para as Rodadas.
O ingresso para o Rough Cut Lab como participante-observador também dá acesso aos SEMINÁRIOS do DOCSP 2023.

Negror em Paisagens
de Joyce Prado
Brasil
Biografias, Cultura
01:30:00

No Brasil, a cada 23 min um jovem negro morre . Sociedade e Estado são réus indiferentes aos fatos.Documentar é um caminho de salvação e resposta. Negror, um filme-performance sobre o Genocídio da Juventude Negra no Brasil.
Diretor: Joyce Prado / Produtor: Joyce Prado e Rafel Ferro / Editor: Ibejis (Joyce Prado & Wallace Robert) / Empresas Produtoras: Oxalá Produções / Selo Homens de Cor / País: Brasil / Gênero: Biografias, Cultura / Duração: 01:30:00 / Formato: Digital - 4K / Idioma: Português / Ano: 2024
Prêmios e festivais:Edital de Apoio à Cultura Negra – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
WIP – Primer Corte do 14o Brasil Cinemundi

Uma em Mil
de Jonatas Rubert e Tiago Rubert
Brasil
Biografia e Temas Sociais.
01:10:00

Existe diferença entre ter ou não ter Síndrome de Down?
Os irmãos Tiago e Jonatas buscam mais do que o diagnóstico médico alcança. A síndrome tem uma
frequência de um em cada mil nascimentos e, por coincidência, duas dessas vezes foram na família
deles: Tiago e seu tio Cleber. Colocando em xeque a ideia de ‘normalidade’, o filme observa o valor
humano que as diferenças podem nos apresentar.
Diretor: Jonatas Rubert e Tiago Rubert / Produtor: Natasha Ferla / Editor: Joana Bernardes e Thais Fernandes / Empresas Produtoras: Faço Filmes e Seu Filme / / País: Brasil / Gênero: Biografia e Temas Sociais. / Duração: 01:10:00 / Formato: 6K / Idioma: Português / Ano: 2024
Prêmios e festivais:Edital Criação e Formação Lei Aldir Blanc 2021
Filma RS na linha de produção, 2022.