Rough Cut Lab

É um laboratório voltado para montadores com o objetivo de discutir a construção narrativa no processo de montagem e o papel do editor na criação de um filme.

Cine São Paulo

de Ricardo Martensen

Brasil

00:77:00

Cine São Paulo

Seu Chico cresceu brincando no cinema de seu pai, um majestoso prédio construído em 1910, na pequena Dois Córregos. A vida deste senhor de 70 anos sempre girou em torno do cinema, sua grande paixão. O local foi interditado pela justiça devido à problemas de segurança. Mesmo a contragosto de sua esposa, ele agora inicia uma complexa reforma para fazer a sala voltar a funcionar, ainda que não represente mais uma atividade lucrativa.

Diretor: Ricardo Martensen / Produtor: Driades Carolina Sanabria Torrico Da Rosa / Editor: Felipe Tomazelli / Empresa Produtora: Trilha Mídia / País: Brasil / Duração: 00:77:00 / Formato: Full HD

Prêmios e festivais:

Este projeto já conta com aprovação da Secretaria de Cultura para incentivo via PROAC-ICMS sob o código #16784.

Música para quando as Luzes se Apagam

de Ismael Caneppelle

Brasil

01:25:00

Música para quando as Luzes se Apagam

Bernardo é um adolescente que habita a zona rural do extremo sul brasileiro. A chegada de uma equipe de cinema, a morte de Emelyn e o contato com seres sobrenaturais, fundem realidade e ficção.

Diretor: Ismael Caneppelle / Produtor: Betânia Furtado / Editor: Germano de Oliveira / Empresa Produtora: Zeppelin Filmes / País: Brasil / Duração: 01:25:00 / Formato: HD, DV e Celular

Prêmios e festivais:

Financiado pelo SEDAC 11 2014

PROGRAMA ROUGH CUT LAB

25 A 27 DE SETEMBRO: ROUGH CUT LAB

Dois projetos de documentários em fase de pós-produção e quinze editores (observadores) são selecionados para participar de uma oficina de dois dias e uma master class de um dia com Karen Harley, especialista em montagem.

Tutora:

Karen Harley

Montadora e documentarista. Montou filmes dirigidos por Marcelo Gomes: Cinema, Aspirinas e Urubus, Era uma vez eu, Verônica, Viajo porque preciso, volto porque te amo codireção Karim Ainouz; Cláudio Assis: Baixio das Bestas, Febre do Rato, Big Jato, Matheus Nachtergaele: A Festa da Menina Morta, João Jardim e Walter Carvalho: Janela da Alma; Mika Kaurismaki: Mama Africa/Miriam Makeba, Brasileirinho, Moro no Brasil, Honey Baby; Lina Chamie: Os Amigos; Murilo Salles: O Fim e os Meios, Guilherme Coelho: Órfãos do Eldorado; Anna Muylaert: Que horas ela volta?; Lucrécia Martel: Zama, em fase de finalização. Dirigiu Lixo Extraordinário com João Jardim e Lucy Walker, entre outros.

DIA 1: EXIBIÇÃO E ANÁLISES

O primeiro encontro será focado na análise dos projetos selecionados, estabelecendo um diálogo entre os realizadores e a tutora.

DIA 2: DIÁLOGO COM EDITORES

Durante meia jornada, a montadora abordará os aspectos conceituais do trabalho de montagem de um documentário, o vínculo entre editor e diretor, e irá compartilhar as diferentes metodologias que ela utiliza para  construir uma história.

DIA 3: MASTER CLASS COM ESPECIALISTA EM MONTAGEM

Durante um dia inteiro, vamos mergulhar no trabalho e na trajetória de Karen Harley